segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Educação nota 10


O sucesso do Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa sob o olhar das gestoras:



Já faz muito tempo que o debate dos educadores em torno da melhoria da qualidade do ensino no Brasil gira em torno de temas que se referem à necessidade de mudanças de caráter estrutural. A forma da escola e seu modo de se organizar não correspondem mais às necessidades de seu tempo. Ela é limitante e lhe retira sua essência. A verdadeira ESCOLA, aquela em que se reconhece vida e alegria, é aquela em que se produz conhecimento e, ao mesmo tempo, está sempre a se pensar e construir.
Nesse sentido, o projeto do Ginásio Experimental Carioca representa a transformação da estrutura tradicional da escola brasileira. O horário integral para alunos e professores, o sistema de polivalência, as disciplinas eletivas, o projeto de vida e o protagonismo juvenil representam essas mudanças estruturais com as quais nos deparamos.
A escola de tempo integral destina ao aluno muito mais do que aulas. Oferece a alunos e professores a oportunidade de desenvolver práticas capazes de torná-los competentes e solidários, fazendo diferença na sociedade em que estão inseridos. Para garantir a implantação deste novo modelo de escola, foi necessário adequar as instalações físicas e o Programa de Alimentação Escolar.
Quanto às instalações físicas, foram providenciadas a ambientação das salas de aula e a instalação de equipamentos multimídia para o projeto Educopédia – uma plataforma online colaborativa de aulas digitais – que representa o rito de passagem para a nova escola, por significar a possibilidade de interação com a comunidade, ampliando as dimensões do conhecimento.
Também foram providenciados: a montagem de uma sala multifuncional para atendimento aos alunos integrados, a reforma do laboratório de ciências e da sala de vídeo e a transformação da sala de leitura em biblioteca, que conta hoje com diversos títulos e a administração de uma bibliotecária. A alimentação ganhou o reforço de um desjejum e um saboroso lanche à tarde.
Na parte pedagógica, ELETIVAS foram criadas para que, a partir da prática, os alunos possam desenvolver suas competências e habilidades. Cada atividade oferecida tem a preocupação de ressaltar os objetivos pedagógicos que se propõem a atingir. Assim, ao final do curso, o grupo deve apresentar um produto capaz de evidenciar seu trabalho.
O Estudo Dirigido é um espaço destinado ao exercício da autonomia dos alunos, do estímulo à formação de seu senso de planejamento, organização e responsabilidades diante de suas tarefas escolares. O Projeto de Vida e o Protagonismo Juvenil representam a principal ação do Ginásio Experimental Carioca, na medida em que são estímulos à formação de uma sociedade mais justa e solidária, protagonizada por sujeitos de formação acadêmica de excelência.
O sucesso do Ginásio Experimental Rivadávia Corrêa reside no desejo de pais, alunos, professores e funcionários de transformar a velha escola pública em um espaço produtor de conhecimento.
Bárbara Portilho e Renata Ricoca

Postado em: http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=351

Nenhum comentário:

Postar um comentário