segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Educação Integral


A gestora Bárbara Portilho do Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa,  juntamente com as professoras Márcia Facadio e Renata Ricoca defendem a Educação Integral nas unidades escolares. Elas contam para os leitores do Rioeduca  a excelência do trabalho desenvolvido no GEC. 


Educação Integral


"Já faz muito tempo que o debate dos educadores em prol da melhoria da qualidade do ensino no Brasil refere-se à necessidade de mudanças de caráter estrutural. A forma de organizar a escola não atende mais às necessidades de seu tempo. Limitante, lhe rouba a essência da verdadeira escola, aquela em que se reconhece vida e alegria, aquela em que produz conhecimento.

Nesse sentido o Projeto Ginásio Experimental Carioca representa a transformação da escola brasileira. Esse modelo propõe não apenas o aumento do tempo escolar, mas principalmente a qualificação deste tempo. O reconhecimento da necessidade da mudança para uma educação integral vai muito além de ampliação do tempo escolar do aluno, atingindo também a ampliação de horário do professor, a superação do caráter parcial e limitado estabelecido pelas disciplinas, a ocupação do espaço escolar e as relações de poder entre seus agentes.

Projeto de Vida
 

O GEC trata o jovem e seu projeto de vida como missão primordial da escola e para tal planeja suas ações para atender a formação acadêmica de excelência e o protagonismo juvenil.

 O projeto pedagógico desta escola busca desenvolver nos jovens a capacidade de ser autônomo, solidário e competente a partir dos quatro pilares da educação tratados por Jacques Dellores.

Protagonismo Juvenil


Para atender a implantação desta nova forma de conceder a educação em tempo integral foi necessário adequar instalações físicas que permitissem aos alunos desenvolver atividades deste novo currículo: Protagonismo Juvenil , tempo destinado ao exercício da autonomia dos alunos, de estímulo à formação de seu senso de planejamento e organização de tarefas; Projeto de vida, tempo em que o jovem é estimulado a assumir o papel de agente transformador na escola, na comunidade e na sociedade de acordo com sua própria escolha; Atividades Eletivas, criadas para que os alunos aprimorem as suas competências e habilidades, a partir de grupos formados por interesse, independente do ano de escolaridade; Estudo Dirigido, momento em que os alunos criam estratégias para superar as dificuldades escolares encontradas ou estabelecem estratégias de avanço na construção de conhecimento.

Para o desenvolvimento integral das atividades contamos com um laboratório de ciências, uma biblioteca, uma sala de atividades artísticas, uma sala de vídeo e um laboratório de informática. Em todos os espaços destinados as atividades pedagógicas foram instalados kit multimídia que possibilita ampliar a dimensão de qualquer conteúdo investigado. Contamos ainda, com uma plataforma de aulas digitais – Educopédia que auxilia na organização,do planejamento, agregando valor as atividades pedagógicas; e ainda um Sistema de Gerenciamento de informações – Escola 3.0 - que possibilita a atualização de todos os dados gerenciais e a divulgação para toda comunidade.

A alimentação dos alunos, professores e funcionários segue rigoroso padrão de qualidade, orientado pelo Instituto Annes Dias.

O desafio de construir esta escola está para aqueles que acreditam na escola pública capaz de fazer a diferença da sociedade."

Texto :Bárbara Portilho, Márcia Facadio. Renata Ricoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário